terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vencedora de "Um casal estranho"

A maior parte das respostas ao problema do mês de Dezembro estavam correctas, mas a explicação dada pela aluna Beatriz Oliveira foi a melhor de todas. Por isso é considerada a vencedora do desafio deste mês.

Parabéns à Beatriz e a todos os participantes.

1 comentário:

À volta da matemática disse...

A resposta certa foi terça-feira e a justificação dada pela aluna Beatriz Oliveira, vencedora deste desafio foi:
1. Se eles fizessem essa afirmação no domingo ou na segunda-feira, se a Maria mentisse ao dizer que amanhã iria ser o dia de mentir, ela no dia a seguir deveria dizer a verdade, e isso não acontece. Logo o domingo e a segunda-feira está eliminado, mas mesmo assim, como era dia do João dizer a verdade, ele no dia a seguir teria que mentir, coisa que também não se vê.
2. Na quarta-feira e quinta-feira, a Maria diz a verdade, logo no dia a seguir teria de mentir. Enquanto que o João iria mentir, dizendo no dia a seguir a verdade. Também estão excluídos.
3. Na sexta-feira, a Maria ao dizer a verdade no dia a seguir teria de mentir, como acontece na quarta-feira e quinta-feira. O João, por acaso neste dia está correcto, porque ao mentir ele no dia a seguir teria de dizer a verdade. Mas como o da Maria está errado, sexta-feira está excluído.
4. No sábado, como os dois dizem a verdade, no dia a seguir deveriam mentir os dois, mas o João diz a verdade. Excluído.
5. Por exclusão de partes, sobra terça-feira, a Maria diz mentira, dizendo a verdade no dia a seguir. O João diz a verdade, mentindo no dia a seguir. Tudo isto se consta na tabela, deixando terça-feira como o dia em que os dois declararam que no dia a seguir irá ser mentira.
Para além desta justificação apresentou um quadro síntese.
Parabéns Beatriz